O famoso desânimo e a desculpa: “É a crise”. A crise está batendo, o mercado está tímido, poucas empresas contratando e mais profissionais sendo demitidos. Já postei sobre isso, são as famosas “muletas”, desculpas. Faça por onde, vejo muitas pessoas se recolocarem, 2 semanas, 1 mês, 3 meses, 6 meses… Mas se recolocam, não fique com “mimis”.
Dica: Tente em ter um horário de trabalho. 4/8h por dia no máximo, dedicado à procura por emprego e atividades inerentes a sua carreira. Se valorize, não deixe que o meio externo te abale, você é muito mais do que DESCULPAS, DESCULPAS!
“Qualquer coisa serve’”. O “desesperador” passa a mensagem errada ao empregador de: falta credibilidade, afastando as pessoas do seu networking.
Dica: Monte um plano de ação para buscar vagas. Faça Networking, saia do Online, procure amigos de outras empresas, tome um café, happy hour.
“Atirar” currículos ou mensagens para todos os lados. Sem foco, você se queima com recrutadores e a sua rede (Tiro no pé).
Dica: Envie seu currículo para pessoas estratégicas ou para responsáveis por vagas que estejam de acordo com o seu perfil.
Falar mal da sua empresa anterior. O mundo corporativo é uma “azeitona” cuidado para não virar contra você.
Dica: Trace as empresas que deseja atuar. Qual segmento? Porte da empresa? As vagas abertas estão de acordo com minha área? Remuneração está de acordo com as minhas expectativas? Você tem contato com profissionais que atuam nesta empresa?
Prepare-se para a entrevista. Conheça a empresa que você vai fazer a entrevista. Uma coisa muito importante é separar a roupa que irá usar, sempre adequada ao perfil da empresa. Evite atrasos. Comece a se comportar de maneira adequada desde a sua chegada a recepção da empresa, pessoas ficam de olho em você.
Dica: Pesquise sobre a empresa no site. Roupa, maquiagem sempre clean.
Prepare sua venda – Currículo. Seu currículo precisa estar bem elaborado, com boa apresentação, se venda mostre seus resultados, competências.
Dica: Escolha um Currículo clean, vejo no Linkedin muitos Cv´s criativos, isso não vai chamar atenção do recrutador, bom até vai, mas para um foco nada profissional.